segunda-feira, 23 de junho de 2014

Síndrome do Pensamento Acelerado: O Novo Mal do Século

Tá acelerado? Não consegue se desligar? A mente anda a mil? A sensação é de que você é um carro descendo ladeira abaixo sem freios? Cuidado, você pode ser uma vítima da SPA- Síndrome do Pensamento Acelerado.

A necessidade de estar conectado o tempo todo é um dos principais sintomas. Uma tempestade de estímulos invade o cérebro e a pessoa não consegue organizar-se. A capacidade de concentração fica prejudicada e o sentimento de cansaço é constante. A flutuação o humor também é outro sintoma presente, bem como a dificuldade para contemplar as pequenas coisas da vida, como por exemplo, apreciar uma paisagem sem preocupar-se com o relógio.

O funcionamento hiperacelerado da mente impede que a pessoa tenha condições de gerenciar seu próprio pensamento e isto pode acarretar um comprometimento de seu rendimento intelectual. Então, engana-se quem pensa que os indivíduos com SPA não sejam pessoas inteligentes. Há inteligência sim!

A SPA atinge crianças e adultos. É, por vezes, confundida com a Hiperatividade, mas são problemas diferentes. Enquanto a hiperatividade tem fundo genético, a SPA não tem. A Hiperatividade manifesta-se na infância, enquanto a SPA apresenta-se com o passar dos anos. Não ocorrem alterações metabólicas na SPA. O que acontece no pensamento acelerado é uma falha funcional e social. Esta falha pode ser corrigida com o uso de técnicas usadas no tratamento psicoterapêutico.

Duas funções fundamentais para o convívio em sociedade ficam afetadas na SPA: saber pensar antes de agir e saber se colocar no lugar do outro (a famosa empatia).  Pensar rápido nem sempre é o melhor. A pessoa corre o risco de não fazer uma avaliação prévia das consequências advindas de uma conclusão intelectual imediata.

Uma análise interessante a ser feita, ao afirmarmos que a SPA é o Mal do Século,  é a de que: as doenças não surgem por acaso. Elas são frutos de determinadas épocas. Dependem do contexto para sua proliferação, ou melhor, nutrem-se de elementos componentes do meio social em vigência e se fortalecem através destes elementos. Se pararmos para fazer uma reflexão, não há momento mais propício para o afloramento e intensificação da SPA, já que o avanço tecnológico chegou como uma avalanche de informações que devem ser adquiridas a todo custo.

Há algo muito importante a ser dito: a velocidade do pensamento deve e pode ser controlada por você! É possível desacelerar. Evite acessar redes sociais, responder e-mails, ficar checando informações no computador ou vendo um filme de ação na televisão poucas horas antes de deitar. Relaxe sua mente e prepare-a gradativamente para que ela entenda que vai entrar num estado de repouso. Procure expor-se ao mínimo de estímulos possível. Essa ideia propagada, aos quatro cantos do mundo, de que somos capazes de realizar dezenas de tarefas ao mesmo tempo, não é a mais saudável. Não há razões para buscar uma hiperexcitação. A não ser que você esteja querendo ficar esgotado em um curto espaço de tempo.

Pensar é bom, mas pensar excessivamente é algo que rouba a nossa qualidade de vida.

Aqui vale um conselho para os pais: não superlotem o dia dos seus filhos com várias atividades que, muitas vezes, nem mesmo você sabe a finalidade. Todos nós precisamos de tempo para assimilar um estímulo. É com este tempo que iremos processá-lo em uma mensagem, interpretá-lo. Não sufoque seus filhos com aquilo que você acha que é o melhor. Deixe tempo para ele poder se sentir, conversar consigo mesmo, olhar para dentro dele.  É interessante conhecer o mundo, porém, muito mais interessante é conhecer o mundo que existe dentro de nós. Isto é o que nos dará ferramentas para sabermos administrar nossos pensamentos!

Espero você em nosso próximo texto!

Thatianny B. M. da Silva

4 comentários:

  1. Poxa, Thaty, acho q sofro um pouco desse mal. Obg. Bj ;) Waleska

    ResponderExcluir
  2. É, Waleska. Acho meio difícil escaparmos deste mal no atual contexto que estamos. É algo que tem se tornado cada vez mais comum. Fico feliz por você ter lido meu texto.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto como de costume. Obrigado e parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Benedito. Os textos são feitos com muito carinho.

      Excluir