segunda-feira, 7 de maio de 2012

Anorexia e Bulimia Nervosa


Em meu último artigo, mencionei a anorexia e a bulimia nervosa como transtornos que podem advir da rígida imposição social com relação ao corpo ideal. Porém, algumas pessoas não sabem do que se tratam tais transtornos e agora, dedicar-me-ei a explicar em poucas linhas.
Tanto a Anorexia quanto a Bulimia são disfunções alimentares e que têm em sua dinâmica o envolvimento de fatores não apenas fisiológicos, mas, sobretudo, psicológico e social.

Surgem mais comumente na fase da adolescência e são mais frequentes em pessoas do sexo feminino.

A Anorexia nervosa tem alta taxa de mortalidade devido a grave debilitação física ao qual fica submetido o indivíduo. A perda de peso em excesso deixa o sujeito fraco e causa, nas mulheres, até mesmo algo que é chamado pela Medicina de Amnorréia que é a desregulação do ciclo menstrual. Além disso, a pessoa fica com sérias complicações na arcada dentária, já que sofre um processo de descalcificação devido a alimentação insuficiente.

Juntamente com a anorexia é comum termos a presença da depressão, complicando ainda mais o quadro do paciente.

É uma doença muito presente entre as modelos/manequins. Devido ao alto nível de exigência, elas desenvolvem um senso de criticidade elevado e uma busca pelo perfeccionismo, não admitindo o cometimento de nenhum deslize, nenhuma falha ao que a elas é imposto.

Em virtude de todas essas variáveis por isso é também comum vermos notícias de suicídio entre as modelos. Quando não conseguem atingir a meta, insatisfeitas consigo mesmas e envergonhadas, tiram a própria vida. Por isso mesmo o transtorno obsessivo-compulsivo também é relatado nos diagnósticos, já que a pessoa desenvolve uma obsessão por ficar magra.

A pressão nos pequenos grupos também é algo que pode ser fator desencadeante do transtorno. Cada vez mais, os adolescentes estabelecem regras para que um novo integrante possa participar de um determinado grupo. A necessidade pelo sentimento de pertencimento ao grupo na busca pela autoafirmação, bem como o desejo de obtenção por determinado status, advindo do fato de fazer parte desse determinado grupo, faz com que o jovem aceite todas as condições exigidas.

Já a Bulimia Nervosa é caracterizada pela compulsão na ingestão de alimentos que, logo após, é seguida de um sentimento de culpa, desencadeia comportamentos com o intuito de forçar a saída do alimento ingerido, tais como: uso de laxantes, diuréticos, indução de vômitos, prática exagerada de exercícios, jejuns prolongados, dietas sem acompanhamento médico, dentre outras.

Assim como os anoréxicos, são extremamente perfeccionistas e rígidos consigo mesmos. É comum também a comorbidade: presença de outro transtorno juntamente com o quadro bulímico. No caso, os sintomas depressivos estão presentes.

A vida social do indivíduo também pode ficar prejudicada, uma vez que há a recusa a convites de festas de aniversário, casamento, jantares para evitar que seus amigos presenciem seu descontrole diante da comida.

Para complicar ainda mais a situação, essas pessoas costumam fazer tudo às escondidas e isso dificulta que a família perceba o problema com a rapidez necessária.

Em ambos os casos, ou seja, tanto na anorexia como na bulimia é imprescindível o tratamento multidisciplinar: nutricionista, psicólogo, clínico geral, psiquiatra, enfim, toda uma equipe que atenda o indivíduo nas várias áreas afetadas pela doença.

O acompanhamento exige um poder de alta percepção dos profissionais, principalmente, do psicólogo que, ao longo do tratamento, pode descobrir que o paciente sofreu algum tipo de abuso sexual na infância, levando ao comprometimento da auto-imagem, a uma dificuldade de se relacionar com seu próprio corpo.

Espero ter levado a todos o esclarecimento básico para que possam ter condições de identificar tais doenças e tomar as providências necessárias.
Um abraço
Thatianny Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário