terça-feira, 3 de abril de 2012

Conhecendo a Gestalt-Terapia

A Gestalt-Terapia é uma abordagem de origem alemã, cujo termo não há tradução exata para o idioma português. Mas, para não deixá-los com a curiosidade não satisfeita, deixo aqui uma tradução aceita: gestalt significa forma, configuração.

Essa rica abordagem teve como fundador Fritz Perls que foi discípulo de Freud, mas, posteriormente, desenvolveu sua própria teoria. E assim, nasceu a Gestalt.

A Gestalt tem conceitos que são básicos, tais como: contato, figura e fundo, awareness.


O contato é a forma com a qual o indivíduo mantém relação com o meio. Dependendo do tipo de contato estabelecido, o sujeito pode apresentar comportamentos sadios ou doentios. Portanto, a qualidade do contato é algo essencial para a manutenção do equilíbrio vital. Merece atenção especial e por isso, durante a psicoterapia, o psicólogo ficará atento à forma como seu paciente faz contato com o meio.


Figura e fundo são, metaforicamente, os lados de uma moeda. Existem conjuntamente, um depende do outro. O que é figura para uma pessoa, num dado momento de sua vida, em seguida, transforma-se em fundo. A figura é o que está em foco. É o que se evidencia de forma clara para o sujeito. É o que se destaca na paisagem, digamos assim. O fundo é todo o resto que compõe essa paisagem e que dá condições para o que é figural emerja. O processo de percepção humana se efetiva constamentemente assim: com a alternância entre figura e fundo. Na psicoterapia, podemos dizer que a figura é aquilo que o paciente consegue visualizar sem dificuldades, com nitidez. O fundo é tudo aquilo do qual ele ainda não tomou consciência e que estar por vir.

É justamente esse estar por vir que é o objetivo nuclear do processo gestalt-terapêutico e que denominamos awareness. Esse termo significa: consciência da consciência. Nosso trabalho tem como missão dar condições do indivíduo ampliar o seu nível de consciência e, a partir daí, ter uma visão mais global, mais apurada, mais detalhada da situação na qual se encontra. A awareness proporciona-lhe condições de enxergar todas as partes de um gigantesco quebra-cabeça que, antes, ele não estava apto a enxergar.

Bem, gente. Era isso que eu gostaria de expor a vocês de uma forma simples, sintética e numa linguagem acessível. Acredito ter alcançado o meu objetivo. E vcs, estão alcançando seus objetivos?

Até nosso próximo encontro. Um abraço.
Thatianny Bezerra Moreira- CRP11/1584

Nenhum comentário:

Postar um comentário