quarta-feira, 13 de maio de 2015

Psicopata e Sociopata são sinônimos?

Resultado de imagem para imagens de psicopatia e sociopatiaEm primeiro lugar, necessário se faz registrar que tanto a psicopatia quanto a sociopatia são desordens de personalidade antissociais, ou seja, os indivíduos enquadrados em tal diagnóstico manifestam comportamentos percebidos pelo meio como contrários ao convívio em sociedade, proibidos por lei.

Quanto à atribuição do fator causador de ambos os transtornos, há divergências. Alguns afirmam que a psicopatia tem origem genética apenas, enquanto que a sociopatia seria influenciada tanto por uma predisposição genética quanto pelo meio ambiente. O dissenso fica evidente quando temos opiniões de pesquisadores que consideram que a conduta de um psicopata sofre interferência não somente de fatores fisiológicos quanto de sócio-psicológicos, levando-nos a concluir que, traumas ocorridos na infância, por exemplo, poderiam desencadear no futuro uma conduta antissocial. Ademais, a maneira como o sujeito se comporta poderia ter sido adquirida por meio de processo de aprendizagem.

Inegável é que, ao realizarmos uma análise da história de vida do indivíduo diagnosticado como psicopata, percebemos que, quando criança, ele não era capaz de se identificar com o genitor do mesmo sexo e nem mesmo assimilar os valores/normas relacionados às questões morais transmitidos por este genitor. É como se, ao longo do seu desenvolvimento ele não considerasse o seu pai/mãe como referencial de modelo a ser seguido, sendo indiferente aos ensinamentos passados no processo educativo.

O psicopata não dispõe de discernimento sobre os conceitos de bem e mal. A ausência de medo, de dor física, de arrependimento são típicas desta anomalia. Não tem receio algum de serem reprovados socialmente, não têm empatia pelos outros e por isso, tratam os outros como objetos por intermédio dos quais pode alcançar os seus interesses. Outras características que os definem são: manipuladores, mentirosos, egocêntricos, impulsivos, irresponsáveis, agressivos., envolventes, sedutores.

A falta de controle comportamental é algo que se configura como elemento desfavorável ao psicopata, no sentido de que ele se torna vulnerável a descobrirem sua verdadeira identidade. Em virtude deste descontrole, ele se perde em seus atos, deixando pistas que facilitam a sua incriminação. Isto o difere do sociopata que, costuma planejar o seu comportamento, revelando uma tendência a calcular seus atos e assim, evitar possíveis formas de ser identificado. Os crimes do sociopata são premeditados.

Exemplo recente de uma personalidade psicopática foi a interpretada pelo ator Bruno Gagliasso no seriado Dupla Identidade. Um dos comportamentos típicos era a impulsividade que conduzia o personagem a agir simplesmente para a satisfação dos seus instintos, deixando vestígios dos seus atos moral e socialmente condenados.

Sob o ponto de vista de alguns especialistas, o sociopata apresenta um temperamento considerado “normal” quando comparado ao do psicopata, conseguindo enganar com mais facilidade suas vítimas.
É possível identificar uma futura personalidade psicopática? Segundo a Psiquiatria forense existem três comportamentos que servem de alerta: quando a pessoa mostra uma crueldade para com animais, quando apresenta incontinência urinária após os quatro/cinco anos de idade, quando provoca atos de piromania (desejo incontrolável de provocar incêndios, chegando a praticá-los repetidas vezes).

O renomado estudioso do assunto, Robert Hare, desenvolveu um teste que ajuda a diagnosticar uma pessoa com psicopatia. Neste teste, são avaliados os recursos afetivos, interpessoais e comportamentais dos quais a pessoa dispõe em seu repertório, digamos assim. São atribuídos pontos a estes recursos e o  somatório determinará o grau de psicopatia.

Em resumo, enquanto alguém “nasce” psicopata, outro “aprende” a ser sociopata.  Esta afirmativa está embasada no fundamento de que a psicopatia está atrelada a fatores genéticos e a sociopatia a um baixo nível socioeconômico e à presença de pais violentos (aspecto ambiental).

Até nosso próximo texto!
Thatianny B.M. da Silva



Nenhum comentário:

Postar um comentário