segunda-feira, 2 de julho de 2012

Enquete sobre atendimento com Psiquiatra

Caros amigos e leitores, o resultado da enquete sobre consulta com psiquiatra obteve os seguintes resultados:
- 85% de pessoas que não se consultaram com o profissional da psiquiatria;
-15% de pessoas que tiveram consulta com psiquiatra.

Analisando os percentuais, desejo que o alto índice de indivíduos que não recorreram a esse tipo de tratamento seja devido a uma não-ocorrência de problemas nessa área da vida das pessoas e não a um preconceito referente à figura do profissional da Psiquiatria.

Precisamos quebrar as barreiras dos preconceitos e nos darmos a chance de termos um tratamento mais completo com o acompanhamento de uma equipe que contemple todos os aspectos da vida do sujeito. Além disso, o uso do medicamento é imprescindível em certos casos, sendo portanto, indispensável a presença de um psiquiatra.

Temos à nossa disposição profissionais competentes, estudiosos, que se mantém atualizados e que, além disso, fazem uso de uma Psiquiatria que alcançou a evolução da Ciência nesta área, não mais fazendo uso de um jeito arcaico de vislumbrar o ser humano. Hoje, temos psiquiatras que não mais percebem apenas o funcionamento fisiológico, biológico do paciente, ou seja, levam em consideração o aspecto psicológico, emocional, social. Isso é um passo muito importante na interação com o paciente, na forma de conduzir o tratamento, na manipulação dos medicamentos, na indicação de tratamento com profissionais de outras áreas, enfim, é um avanço.

Por isso, quem ainda não foi a um psiquiatra, mas percebe e sabe que precisa, tente quebrar seus paradigmas se é isso que o está fazendo evitar procurar um. Caso contrário, se a não-procura é realmente porque tudo se passa bem sem seu campo mental, então, fico feliz e desejo que continue tudo bem.

Um abraço e mais uma vez obrigada pela participação.
Thatianny Moreira

2 comentários:

  1. Vale destacar, ainda, que as pessoas podem não ter procurado tratamento psiquiátrico em razão de dificuldades financeiras.
    A propósito, qual a cobertura do sistema público de saúde (SUS) nessa área médica?
    obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Lembrança super válida a questão da dificuldade financeira, pois realmente o valor de uma consulta psiquiátrica é elevado, quando feito um tratamento particular, ou seja, sem cobertura pelo plano de saúde. Mas os planos disponibilizam sim profissionais nessa área. O problema é que as agendas deles, geralmente, estão lotadas, fazendo com que a pessoa, interessada no tratamento, tenha que esperar, às vezes, por um longo período.
    Obrigada!

    ResponderExcluir