segunda-feira, 9 de abril de 2012

O Psicólogo e o seu compromisso com a Ética:

A Ética diz respeito aos valores que são relevantes em uma determinada sociedade. Podemos dizer que ela nos serve como uma espécie de manual de comportamentos e práticas profissionais e sociais que devem ser adotados. Funciona como uma espécie de Estatuto onde são elencados princípios, regras, valores que norteiam a conduta das pessoas em comunidade. Versa sobre juízos morais adotados e referendados socialmente.

É tendo a Ética como referencial que as diversas categorias profissionais elaboram seus Códigos que elencam normas a serem obedecidas por aqueles que pertencem a uma dada profissão. Desta maneira, temos o Código de Ética dos Médicos, dos Assistentes Sociais, dos Servidores Públicos, do Advogado, etc.
Esses códigos abordam temas como: responsabilidades do profissional, princípios fundamentais, proibições no exercício da profissão, aplicação de penalidades e outros.

O Psicólogo também tem seu Código de Ética e deve pautar sua conduta tendo tal documento como referência básica. Toda a atuação do profissional da Psicologia deve tê-lo como base e ao infringir as regras nele estabelecidas deve ser penalizado.

O Código de Ética funciona como um verdadeiro instrumento de proteção daqueles que fazem uso dos serviços de Psicologia. Trata-se de um meio de defesa na luta pelos direitos dos usuários que se sintam, em alguma situação, lesados. Por isso mesmo é que é tão importante você conhecer o Código. Ele te proporcionará uma visão mais consciente de seus direitos como cidadão.

Dentre as vedações determinadas aos psicólogos temos: a indução a determinadas convicções políticas, religiosas, de orientação sexual, dentre outras. Em decorrência disso, o psicólogo não pode, por exemplo, induzir seu paciente a aderir religião A ou B e, portanto, não deve decorar seu consultório com objetos que influenciem na opção religiosa de seus pacientes.

O Psicólogo está proibido também de divulgar resultados de serviços psicológicos nos meios de comunicação, de modo a expor a intimidade das pessoas envolvidas, causando-lhes constrangimento.

O sigilo profissional é outro compromisso que o psicólogo tem para com seu paciente. Ele deve resguardar todas as informações dadas, por exemplo, pelo paciente em processo de psicoterapia, apenas podendo repassá-las quando autorizado pelo próprio paciente e, caso esse último esteja a colocar em risco sua vida ou a de terceiros.

Para aprofundar o tema em questão, sugiro que visitem o site do Conselho Federal de Psicologia: http://www.pol.org.br/pol/cms/pol/. Lá vocês encontrarão o Código de Ética do Psicólogo na íntegra na parte referente à legislação.

A gente se encontra em breve!
Thatianny Moreira

7 comentários:

  1. Cara Colega,

    Falar de Ética Profissional em Psicologia e de outras profissões,é falar de valores que recebemos no "berço". Estes sim, serão alicerces desenvolvidos ao longo da nossa caminhada.Como profissional da área,como educadora e mãe digo com propriedade das primeiras noções de valores,sigilo e compromisso em nossas casas...Cumprimentos a todos colegas.
    Carolina Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você. Os valores ensinados no contexto familiar são de fundamental importância para a formação da nosso caráter e servem de alicerce para as condutas adotadas futuramente pelo indivíduo. Por isso mesmo que a Ética está estreitamente ligada aos juízos morais. Obrigada por contribuir enriquecendo o blog com sua opinião.
      Thatianny Moreira

      Excluir
  2. Parabéns pela importante contribuição que nos dá com seu blog. A psicologia é uma ciência que ainda precisa ser descoberta por muitas pessoas que a veem ainda com muito preconceito. Este espaço irá ajudar também nesse sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas felicitações, Silvio. Realmente a Psicologia precisa ser mais divulgada e conhecida pela população em geral. Pretendo usar esse veículo de comunicação para realizar essa empreitada.

      Excluir
  3. Lendo o seu texto, os comentários aqui colocados e pensando nos diversos códigos de ética das diversas atividades e profissões cheguei a seguinte conclusão: eles poderiam ser bem menores e objetivos, se a formação ética feita na base familiar fosse mais valorizada e praticada.

    Admiro sua profissão, sobretudo pela a capacidade que o profissional de psicologia tem de sair do seu mundo para ajudar o seu paciente sem impor seus valores e crenças.

    Parabéns pelo texto, parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente. Os valores deveriam ser mais bem cultivados em família. E quanto à profissão de psicólogo, necessitamos mesmo de um grande desprendimento para adotarmos uma postura empática em relação ao outro e assim, termos condições de não apenas adentrar no mundo do outro, mas, sobretudo, compreendê-lo. Obrigada pelo comentário.

      Excluir