terça-feira, 3 de abril de 2012

Bem-vindo

Sempre tive o desejo de levar a Psicologia ao alcance de todos para que os serviços oferecidos nessa área possam ser de conhecimento de quem é o personagem principal: VOCÊ. Inegavelmente, a Psicoterapia, nos últimos anos, tornou-se conhecida da população e conquistou espaço e credibilidade. Contudo, acredito que essa divulgação ainda merece cuidados especiais, de forma que, as pessoas tenham uma maior e melhor compreensão dos benefícios proporcionados por um processo de autoconhecimento. Com base nessa linha de raciocínio, apresento-lhes uma breve descrição do que seria a Psicoterapia para que nosso diálogo seja mais eficaz:
Psicoterapia: terapia da mente. Processo no qual busca-se a ampliação do nível de consciência do sujeito para que ele, a partir do autoconhecimento, obtenha uma visão de si mesmo, de suas potencialidades, habilidades, limitações. Possibilita uma melhoria nas formas de estabelecimento de contato do indivíduo consigo mesmo, com o mundo e com os outros.
Esse processo pode se dá de forma: individual, em grupo, em terapia de casal, em terapia de família. Dependendo de cada caso e do perfil do paciente, escolhe-se a forma mais viável para o momento. Desta maneira, é possível alguém iniciar na psicoterapia individual e, depois, ser inserido em um grupo, por exemplo. É importante esclarecer que todos os procedimentos são abertamente discutidos, previamente, com o paciente para checarmos como está o nível de abertura e de suporte deste.
É válido salientar que, não necessariamente, a pessoa iniciará o processo individual e depois, vivenciará o grupal. Isso porque nem todos os psicólogos estão capacitados para trabalhar com grupos. A oferta de serviço dependerá da formação do profissional, dos cursos e especializações que ele tem nesse sentido.
Muito importante também esclarecer nesse instante que existem várias abordagens na Psicologia. Cada profissional escolhe a sua e é esta que fundamentará todo o trabalho desenvolvido em consultório. É exatamente por isso que ouvimos falar em Psicodrama, Abordagem Centrada na Pessoa, Gestalt-Terapia, Terapia Cognitiva Comportamental e outras. Essas abordagens têm suas bases consolidadas em um arcabouço teórico que norteia o psicólogo no momento de conduzir a psicoterapia. O arcabouço teórico define métodos, técnicas, dentre outros pontos essenciais para a atuação do profissional.
Aproveito para deixar uma dica: Informe-se com o profissional sobre a especialização dele. Pergunte. Tire dúvidas. Pergunte qual a abordagem dele. Solicite como se desenvolve a psicoterapia. É todo direito seu estar mais consciente do tipo de serviço que você está "comprando".

Espero ter ajudado nesse nosso primeiro encontro. Obrigada e até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário