quarta-feira, 11 de abril de 2012

Campo Minado

Hoje, quero abordar um assunto que, simbolicamente, denomino de “campo minado”.

Vocês já devem ter ouvido falar das minas que os exércitos, em guerra, “plantam” em terrenos com o intuito de funcionarem como armadilhas ao exército inimigo. Existem até mesmo especialistas habilitados a removerem essas minas, desativando-as. Ao desativá-las, o perigo de ocorrência de mais mutilações é eliminado.

Muitas são as vítimas resultantes desse ato monstruoso que o ser humano pratica contra seus próprios semelhantes. Diversas pessoas tornam-se inválidas em decorrência dos conflitos travados entre países.

Pois bem; posso afirmar, numa linguagem metafórica, que alguns indivíduos fazem isso consigo mesmos psicologicamente falando. Faço tal afirmação em virtude do que observo na minha prática como psicóloga clínica.

Às vezes, tornamo-nos inimigos de si mesmos. Aprontamos armadilhas direcionadas contra nosso próprio peito. Ativamos minas que sabemos que vão explodir, mas ainda assim, colocamo-las: no nosso habitat, no nosso espaço, no nosso ambiente. E o que é mais preocupante: esquecemos que nós mesmos quem as ativamos.

Para interromper esse ciclo vicioso de boicote contra si mesmo, precisamos:
      a)      Primeiro, assumir que somos os responsáveis pela ativação das minas;

b)       Depois, precisamos ter coragem de ir até lá onde elas foram “plantadas” e desarmá-las.
Não devemos cultivar a ilusão de que outra pessoa vai fazer esse processo por nós. Até porque o outro não tem conhecimento do local exato onde eu as coloquei e nem muito menos o método que usei para implantá-las. Também não imagina por qual motivo foi “necessário” que eu as ativasse. Sim, porque, às vezes, temos a necessidade de criá-las (as minas) porque estamos em um processo de resistência no qual fugimos de coisas, pessoas ou situações das quais ainda não temos suporte para enfrentar. E colocando as minas, mantemo-nos à distância.

A psicoterapia pode nos ajudar a localizar essas minas; mas quem tem o poder para efetivar a desativação é você. Que tal começar a desarmar as suas?

Até a próxima!
Thatianny Moreira

Um comentário:

  1. Tathiane
    O carinho e a amizade é um dom precioso e raro. Jesus Cristo e Nossa Senhora enviaram os seus pais na minha vida para mostrar que Deus não acabou com o mundo por que ainda existem sere belos como voce e toda a sua familia. Jesus e muito camarada comigo so me da amigos brilhantes como seu pai,sua mãe,sua irmã,seu irmão e o seu sobrinho João Lucas. O seu pai e eu casamos na igreja São Benedito. Eu desejo a voce muita felicidade, paz e sucesso.

    ResponderExcluir