terça-feira, 3 de abril de 2012

A Primeira Consulta

Para muitas pessoas, ainda há dúvidas sobre o que acontece em uma primeira sessão de psicoterapia. Essa falta de esclarecimento pode gerar resistência quanto à adesão de um tratamento. Vamos então desmistificar o que ocorre em um primeiro dia de consulta com um psicólogo?
Na consulta inicial, o psicólogo dedicar-se-á a realizar o que chamamos de Anamnese. Trata-se de uma coleta de dados sobre a história de vida da pessoa. Nesta coleta, obter-se-ão informações sobre a vida intra-uterina, a infância, a adolescência, o período escolar, a vida profissional, a vida afetiva, os antecedentes familiares, os hábitos e manias, tratamentos anteriores tanto na área da saúde física quanto na da saúde mental, enfim, dados que servirão de base para o conhecimento da estrutura e dinâmica de vida do paciente.
Tal apanhado de informções auxiliará o psicólogo na compreensão do funcionamento psíquico do paciente, servindo de orientação no decorrer do tratamento.

Alguns profissionais solicitam a autorização do paciente para realizar as devidas anotações que ficam guardadas em arquivos que devem ser devidamente fechados para resguardar o sigilo.

A Anamnese dura geralmente em torno de 3 a 4 sessões.

É também na primeira consulta que é estabelecido o que chamamos de Contrato Terapêutico, instrumento de fundamental importância para o vínculo que se firmará dali em diante. O contrato terapêutico não, necessariamente, é escrito. Comumente, é feito de modo verbal, mas tem efeitos de grande repercussão, pois, por intermédio dele o paciente entenderá sua responsabilidade pelo andamento e progresso da terapia. Essa responsabilidade é alcançada com a compreensão de elementos cruciais para o funcionamento das sessões, tais como: assiduidade (procurar não faltar às consultas), pontualidade (chegar no horário para não prejudicar o tempo de duração da sessão e assim, aproveitar todo o tempo disponibilizado), desmarcação prévia de consulta quando ocorrerem imprevistos para que o profissional tenha como reprogramar a sua agenda, pagamento dos honorários do profissional, e outros.
Nessa ocasião, o paciente também pode tirar suas dúvidas, fazendo perguntas ao psicólogo sobre a terapia.

Muito importante também que o psicólogo esclareça ao paciente que os resultados dependerão de um trabalho de parceria entre os dois, de um compromisso real e pleno pelo processo, de um engajamento verdadeiro em ajudar e ajudar-se, à medida que, caso não traga para o setting terapêutico (ambiente onde ocorre a terapia) as suas vivências, omitindo informações preciosas para o processo de descoberta interior, todo o trabalho realizado corre o risco de não atingir sua eficácia.
Espero ter delineado de forma clara o que caracteriza uma primeira consulta para que seja iniciado um processo de psicoterapia.

Deixo aqui um convite: vamos marcar a nossa primeira consulta?
Um abraço a todos.
Thatianny Bezerra Moreira- CRP11/1584


2 comentários:

  1. Oi Tatiany muito bom!!!
    Excelente artigo!!!
    Um abraço,
    Lucimaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo conselho e pela ídéia.
      Espero que continue gostando dos meus artigos.
      Um abraço
      Thatianny

      Excluir